Estr. do Engenho Velho, 1716 - Rio de Janeiro - RJ

Porta de enrolar automática é segura?

As portas de enrolar automáticas geram muitas dúvidas quando se trata de segurança, e qualidade comparadas a porta manual de molas, é comum encontrarmos pessoas que tem a convicção de que a porta automática é mais frágil e tem menor duração além de alto custo de manutenção, será que essas afirmações estão corretas?

Viemos através deste texto esclarecer estas e outras dúvidas para que você seja mais assertivo possível na compra da porta do seu comércio.

 

Diferença no material.

Muitos não sabem, mas a chapa da porta de aço manual geralmente (chapa 24 e 26) é mais frágil que a chapa utilizada para a porta automática de enrolar (chapa 22 ou 20)

CHAPAESPESSURA (mm)PESO Kg/m²
26 0,50 4,00
24 0,65 5,20
22 0,80 6,40
20 0,95 7,60

Ou seja, a resistência da porta automática é maior comparada a porta manual, oferecendo mais segurança e conforto.

Guias Laterais

Outra diferença considerável entre os dois tipos de porta de enrolar, manual e automática é a profundidade das guias laterais.

Nas portas de enrolar manuais com mola as guias são mais “rasas” com apenas 30 a 40 mm de profundidade facilitando muito mais a possibilidade de arrombamento e vulnerabilidade do estabelecimento.

Já nas portas de enrolar automáticas as guias variam de 60 a 120 mm trazendo maior resistência, menos possibilidade de danos e de arrombamentos.

Imagem de Atto Service

Porta de Enrolar Automática – Guias Laterais

Arrombamento

Muitos usuários ficam preocupados em contratar uma porta automática pois possuem medo de arrombamento, a maioria tem a sensação de que a porta manual é mais segura pois possui um trinco externo.

Porém o travamento da porta automática se dá pelo motor garantindo assim a segurança e a Atto Service trabalha também com um sistema de travas que podem dar mais segurança ainda ao estabelecimento.

Manutenção

A Porta manual opera com sistema de molas e fitas, totalmente diferente da porta automática de enrolar, o índice de chamados de manutenção é muito maior pois regularmente se faz necessário a troca das molas, troca das fitas além do grande peso deste tipo de porta dificultando o acesso ao estabelecimento. a porta automática possui uma velocidade constante na abertura e fechamento, já a manual o usuário pode solta-la com força ou puxar com força fazendo com que a mola seja danificada mais rapidamente.

 

Conclusão

A Porta de enrolar automática é muito mais segura comparada a porta de enrolar manual e atende perfeitamente no quesito resistência x qualidade além de sua durabilidade que é infinitamente maior.

Recomendamos o uso de trincos em portas de pequena dimensões que sejam instaladas em frente de rua para prevenir vandalismos.

Atto Service Portas Automáticas